Tesauro

Este Tesauro é um dos produtos da pesquisa intitulada “O turismo rural como objeto de estudo nas pesquisas acadêmicas: a realidade brasileira”, desenvolvida no período de 2009 a 2011, com o apoio Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
No âmbito do Turismo Rural o tesauro representa um importante instrumento que pode contribuir para difundir e aprimorar a  terminologia, nomes e conceitos tendo como base a pesquisa e desenvolvimento científico sobre o tema. Trata-se de organizar as informações geradas, propondo uma forma de classificação das mesmas e assim construir um mapa que deverá apoiar a distribuição de conteúdos em redes e websites. Este instrumento é formado por uma ou mais estruturas classificatórias e por metadados, que são campos controlados que descrevem informações. Por meio dos termos do tesauro, pode-se então classificar a produção e recuperar a informação desse segmento turístico. 
A elaboração desta proposta de TESAURO DO TURISMO RURAL iniciou-se com um diagnóstico das palavras-chave encontradas nas dissertações e teses brasileiras sobre turismo rural defendidas  até 2011, seguida por validações dos termos a partir de consulta à especialistas da área, o que resultou nesta primeira proposta que deverá ser continuamente atualizada e aprimorada.
 Aproveitando a oportunidade da realização do IX Congresso Internacional sobre Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável, o Tesauro foi disponibilizado na página do evento para apoiar os pesquisadores no preparo das informações sobre seu artigo. A fim de facilitar este processo contamos com a valiosa contribuição do Prof. Dr. Pablo Smulewicz, da Universidad Austral de Chile, preparando uma versão do Tesauro para o espanhol, a qual foi agregada a este documento.
Assim convidamos os pesquisadores, profissionais, alunos de graduação e pós-graduação a utilizarem este Tesauro como apoio para a seleção e definição das palavras-chave de seus artigos científicos sobre turismo rural. Gostaríamos ainda de  contar com o  inestimável auxílio de todos no aprimoramento deste documento nos enviando críticas, sugestões e comentários.

Atenciosamente
Profa. Dra. Karina Toledo Solha

Contatos:

Seguidores